Bonfiglioli e I.DE s.r.l. a história de uma parceria de sucesso

I.DE s.r.l. é fabricante de produtos de linha de transporte. Buscava um especialista em transmissão de energia que pudesse fornecer uma solução completa para o controle eletrônico de uma seção de uma de suas plantas, e encontrou na Bonfiglioli o colaborador ideal para desenvolver este projeto.


Uma empresa italiana fundada em 2019, a I.DE s.r.l. foi fundada a partir de uma união de profissionais especializados com mais de vinte anos de experiência no setor de movimentação e automação industrial
. Produz uma ampla gama de produtos, desde transportadores padrão até sistemas de manuseio personalizados, e graças ao eficiente atendimento pré e pós-venda e serviço de manutenção prestado por sua equipe de profissionais altamente qualificados, orgulha-se de sempre atender seus clientes ' cada necessidade.

O desafio

I.DE s.r.l. recorreu à Bonfiglioli porque precisava de um sistema completo a ser fornecido, desde redutores de motorredutores a eletrônicos, que lhe permitisse operar com eficiência um sistema de transporte de paletes ideal para gerenciar o movimento de peças de reposição, antes e depois de um processo de paletização, para um importante player no setor automotivo com sede em Turim.
 

Em particular, exigia uma solução para transmissão de energia e controle eletrônico de uma seção  de um de seus sistemas, composta por:

  • Nº de linhas: 4
  • Tipo de linhas: Transportadores de rolos
  • Comprimento da linha: 16 m
  • Setor de USUÁRIO FINAL: Máquinas Móveis OEM
  • Nº de motor/redutor/inversores fornecidos: 70

A Solução

Colaborando de perto com o cliente, como sempre, a Bonfiglioli apresentou uma solução que envolveu a operação de vários módulos de transportadores de rolos, combinados para constituir a linha total. Cada grupo de motor/redutor/inversores controla 10 roletes para a parte mecânica e 2 fotocélulas para a parte elétrica. Esses sensores verificam a presença e o correto avanço dos paletes ao longo da esteira rolante. Uma característica importante da solução da Bonfiglioli é sua capacidade de se conectar diretamente com o inversor IP65, aproveitando assim a placa de E/S integrada a ele.
O estado das fotocélulas é passado ao PLC através da comunicação PROFINET, onde cada inversor é um nó Ethernet presente na rede. Graças a esta comunicação baseada em Ethernet com dados cíclicos e acíclicos, os dados operacionais do motor/redutor/inversor podem ser monitorados verificando qualquer anomalia em tempo real. O mesmo se aplica à absorção de corrente do motor, ao torque exigido pela carga e outros valores necessários para o correto monitoramento preditivo da unidade de transmissão de potência.
Do ponto de vista elétrico, isso permitiu obter uma redução nos custos globais do sistema, uma vez que o número de dispositivos na máquina é limitado, bem como uma diminuição nas horas de fiação. Para a montagem do inversor DGM Modular foi escolhida uma solução de parede, de forma a facilitar o acesso às partes eletrônicas em caso de problemas e garantir dimensões reduzidas. Ao mesmo tempo, o operador pode monitorar o status de cada unidade de rolo à distância, verificando o LED no inversor.
Ao todo, este sistema é composto por 70 grupos motor/redutor/inversor, proporcionando a oportunidade no futuro para o usuário final aproveitar a modularidade descrita acima para alterar o layout do sistema ou aumentar seu tamanho. Durante toda a fase de comissionamento do sistema, a equipe de Engenharia de Aplicação ao Cliente da Bonfiglioli trabalhou em sinergia com o escritório técnico da I.DE srl, garantindo assim o correto dimensionamento e escolha do grupo de motorredutores, bem como a correta configuração do DGM Modular parte eletrônica. Além disso, os engenheiros de software do cliente foram cuidadosamente treinados em detalhes sobre o software Bonfiglioli V PLUS DEC que gerencia o inversor e sua funcionalidade intrínseca, a fim de estabelecer o melhor equilíbrio operacional da aplicação.

Para atender aos requisitos acima, os seguintes componentes foram escolhidos e utilizados:

  • um CP37, como redutor
  • um MXN 10MA, como motor elétrico assíncrono trifásico
  • um Modular DGM de 0,55 kW para a parte do inversor, com comunicação Profinet ao CLP e possibilidade de conexão de entradas/saídas digitais no próprio inversor.

Satisfação do Cliente

A colaboração com nosso parceiro Bonfiglioli foi fundamental. Eles nos forneceram uma solução completa, tanto do ponto de vista técnico quanto em termos de experiência do cliente, apoiando-nos constantemente em todas as fases, desde a pré-venda ao comissionamento, até o pós-venda e treinamento de nossos engenheiros de software.