Bonfiglioli e FLSmidth

A história de um projeto de sucesso no setor de mineração

Sustentabilidade ambiental e melhoria constante do desempenho: estes são os objetivos que impulsionam a empresa dinamarquesa FLSmidth, um ator fundamental no setor de mineração e cimento. Esses também são os objetivos que a levaram a se engajar na construção de um projeto colaborativo com a Bonfiglioli.

O lema da FLSmidth é "Produtividade sustentável por meio da inovação", e seu foco global é fornecer soluções, equipamentos e serviços inovadores de engenharia para as indústrias de mineração e cimento. Suas principais metas são a melhoria de desempenho, redução de custos e sustentabilidade ambiental. Sua afirmação é "MissionZero é nossa meta de sustentabilidade: permitimos que nossos clientes de mineração e cimento apontem para zero emissões até 2030".

A abrangência da linha de produtos da FLSmidth permite apoiar o usuário final em todas as etapas da produção, desde a extração até a sedimentação e armazenamento.

O Desafio

A empresa buscava uma solução útil para aumentar sua competitividade no mercado de espessantes, projetada para melhorar sua eficiência e reduzir seus custos.

 

A Aplicação – Espessantes

Os espessantes são usados ​​para concentrar sólidos. No processo de mineração, os Espessantes são construídos para separar o mineral da água usando um processo de sedimentação por gravidade. São grandes tanques cilíndricos, com diâmetro que pode chegar a mais de 100m de diâmetro. A solução material é bombeada para o tanque. O efeito combinado da gravidade e o uso de compósitos floculantes fazem com que os minerais se agreguem e caiam por gravidade para o fundo do tanque. Aqui, um ancinho varre lentamente o tanque, empurrando o lodo de alto teor mineral para fora da máquina através de uma abertura na parte inferior do tanque e, em seguida, o processamento adicional. A água clarificada com baixo teor de sólidos volta ao topo do tanque, onde o excesso transborda para um lavador de efluentes.

A Solução

A Bonfiglioli, líder na produção de redutores, oferece soluções que garantem um know-how excepcional e tecnologias de ponta, além da capacidade de fornecer respostas sob medida para atender às necessidades de seus clientes.

Nesse caso, a solução da Bonfiglioli acabou sendo a melhor escolha para uma unidade de rake espessante em uma mina de cobre no deserto de Atacama, no Chile.

O planetário Bonfiglioli série 300, graças à alta densidade de potência e à compacidade é a escolha certa para esta aplicação de acionamento do ancinho, a modularidade deste redutor permite atingir alta relação, fundamental para máquinas como esta em que a velocidade de saída é inferior a 1 rpm . A solução é composta por dois redutores, o primário, de pequeno porte, com o motor elétrico instalado e o secundário, de grande porte que movimenta o ancinho dos espessantes. Entre essas duas unidades, é instalada uma célula de carga externa para evitar a falha em caso de pico de torque.

Para atender os requisitos acima, foi escolhida e utilizada a série 300 tamanho 316 [Torque max 190000Nm].

Satisfação do cliente


Enfrentar este projeto em conjunto com nosso parceiro Bonfiglioli nos permitiu nos colocar à prova mais uma vez, com o objetivo ambicioso de tornar nossas aplicações e processos de fabricação cada vez mais sustentáveis, tanto do ponto de vista ambiental quanto de contenção de custos. Isso nos permite oferecer aos nossos clientes uma solução turnkey adequada para qualquer projeto de mineração."