História de sucesso da Wind

Bonfiglioli e Siemens Gamesa

Uma colaboração de energia renovável entre a Bonfiglioli e a empresa espanhola Siemens Gamesa.

A experiência da Bonfiglioli em aplicativos integrados dedicados à indústria de energia eólica, combinada com a experiência da Siemens Gamesa Renewable Energy na construção de turbinas, motivou as duas empresas a ativar um projeto compartilhado, que permitiu à Siemens Gamesa Renewable Energy finalizar seu produto SG5X, implementando a LCoE (Energia e Menor Custo) mais competitiva viável.

O cliente

A empresa Siemens Gamesa Renewable Energy foi fundada em 2017, como resultado da fusão entre Siemens Wind Power e Gamesa. Hoje, tornou-se um fornecedor líder de soluções de energia eólica, com vários clientes em todo o mundo.

A empresa é reconhecida como pioneira e inovadora no setor de energia renovável, com mais de 107 GW instalados em 75 países. A sua missão estratégica é continuar a criar energia limpa, de forma a impulsionar a transição para um mundo mais sustentável.

A Bonfiglioli e a Siemens Gamesa Renewable Energy são parceiras em muitos projetos há muitos anos, colaborando em vários projetos de turbinas eólicas. Em particular, a Bonfiglioli sempre se concentrou fortemente no desenvolvimento do yaw drive, graças a sua graças à sua experiência combinada no projeto e na produção de caixas de engrenagens, combinada com anos de experiência em sua aplicação em turbinas eólicas, o que permitiu que ela se tornasse uma empresa líder em um nível global.

O desafio

Nesta ocasião, a Siemens Gamesa mais uma vez buscou a colaboração de seu parceiro de longa data da Bonfiglioli para resolver seu problema.

Vários desafios devem ser enfrentados no desenvolvimento de turbinas eólicas. Um deles é o aumento progressivo do WTG, causando uma carga maior que deve ser sustentada, enquanto, ao mesmo tempo, o custo é sempre um dos principais parâmetros a ser levado em consideração.

Nossa solução

As razões acima explicam por que, ao longo dos anos, a Bonfiglioli desenvolveu uma gama de opções projetadas para serem adequadas para todas as dimensões da turbina eólica.

 

É por isso que a série Bonfiglioli 700TW, a última geração de redutores planetários Yaw Drive, foi selecionada para garantir a melhor combinação possível em termos de modularidade, custo-benefício e confiabilidade do produto.

Os redutores planetários da série 700TW são escolhidos por muitos fabricantes líderes para a construção de turbinas eólicas, devido às suas características técnicas avançadas, mas acima de tudo porque são capazes de garantir o mais alto nível de desempenho em termos de:

  • Alta capacidade de carga radial/axial
  • Eficiência
  • Construção robusta
  • Design modular

Graças a esta aplicação, com o mais recente SG5X – uma turbina eólica terrestre recomendada para ventos baixos e médios  a Siemens Gamesa conseguiu atingir até 6,2 MW de potência com um rotor grande, o que permitiu obter um Menor Custo significativamente mais competitivo de Energia (LCoE).

A satisfação do cliente

Graças a esta aplicação, com o mais recente SG5X – uma turbina eólica terrestre recomendada para ventos baixos e médios  a Siemens Gamesa conseguiu atingir até 6,2 MW de potência com um rotor grande, o que permitiu obter um Menor Custo significativamente mais competitivo de Energia (LCoE).

 Mais uma vez, durante esta colaboração, a Bonfiglioli provou ser um excelente parceiro, decisivo para nossas necessidades técnicas. Encontrou a solução ideal, sempre nos colocando no centro do processo, para avaliarmos juntos cada fase do projeto. Nossa turbina eólica SG5X agora permite ótimo desempenho e LCoE, e isso prova que essa parceria mais uma vez nos permitiu atingir nossos objetivos.