Uma longa história de transmissão de energia e soluções elétricas

Como nos tornamos uma força importante no projeto de trem de força elétrico?

Aqui na Bonfiglioli, buscamos sempre oferecer o melhor aos nossos clientes por meio de soluções inovadoras e de ponta. Para isso, temos que ser pioneiros e experimentar antes de todo mundo. Nossa história em aplicações elétricas começou há muito tempo, quando exploramos pela primeira vez soluções para motores elétricos. No início dos anos 80, as primeiras aplicações que desenvolvemos foram empilhadeiras; depois, nos anos 90, exploramos o setor de energia eólica, adquirindo um know-how considerável aos poucos.

O ponto de virada

O cenário mudou rapidamente e chegamos ao ponto de virada no início dos anos 2000, quando o mercado automotivo – um dos setores impulsionadores da nossa indústria – passou a focar na eletrificação, passando da combustão para motores elétricos. Para ampliar nosso know-how, buscamos possíveis sinergias e setores para onde nosso negócio pudesse ser expandido com sucesso, incluindo os campos marítimo, agrícola, logístico, intralogístico e de construção.

Centro de competência de eletromobilidade

Em 2009, criamos uma equipe especial de eletromobilidade - Centro de Competência de Eletromobilidade Bonfiglioli. A Bonfiglioli investiu imediata e consistentemente em recursos, pesquisa e desenvolvimento. Pessoas com formação elétrica foram incluídas em cada equipe para capturar sinergias e "contaminar" cada divisão de negócios: vendas, departamento técnico, SDC, PED, pós-venda, sala de testes, etc.

Naqueles anos, a Bonfiglioli iniciou uma estreita cooperação com muitos clientes importantes, trabalhando em diferentes protótipos. 2012 foi um ano crucial: pela primeira vez, a Bonfiglioli começou a produzir eixos de acionamento de motor único para um OEM líder, uma nova aplicação e um novo tipo de produto além das caixas de engrenagens.

Em 2014, graças a uma grande aquisição, a Bonfiglioli tornou-se full-liner, desenvolvendo um portfólio completo de soluções de eletromobilidade para classe I/II/III

Em 2016, mais de 200.000 empilhadeiras em todo o mundo foram movidas por produtos Bonfiglioli. Parceiro de 3 OEMs internacionais líderes

Em 2018, inauguramos uma expansão da fábrica na Itália. A nova unidade, espalhada por uma área de aprox. 10.000 metros quadrados, é inteiramente dedicado à produção de eixos elétricos para powertrains e rodas motrizes de diferentes tamanhos.

Em 2019, a capacidade foi aumentada ainda mais com a adição de uma linha de montagem de alta automação aplicando os conceitos da indústria 4.0 à produção em massa de eixos de acionamento de motor duplo para empilhadeiras.

Ampliação do centro de competência

ENNOWING

Bonfiglioli - Hoje, mais do que nunca, colaboramos com nossos clientes e os apoiamos na importante fase da eletrificação.

Durante 2021, ampliamos e impulsionamos o centro de competência Bonfiglioli dedicado à eletromobilidade, alcançado por meio de investimentos substanciais direcionados à criação da Ennowing. Nossa equipe foi ampliada, especificamente para apoiar a transição elétrica de nossos clientes e desenvolver mercados alternativos, como o setor rodoviário. Nossa mais recente entrada é o E-Axle, uma linha de powertrains elétricos integrados de alta tecnologia que marca o início de uma mudança crucial de paradigma: de fabricantes de componentes a fornecedores de sistemas integrados.

Acima de tudo, o E-Axle tem três vantagens principais:

  • Modularidade: pode criar um sistema integrando diferentes componentes que já se comunicam entre si, reduzindo assim os custos extras de integração e desenvolvimento
  • Transversalidade: tem ótimo desempenho em múltiplas aplicações no mercado On e Off Road
  • Conectividade: sistemas de diagnóstico remoto instantâneo